Ensaio sobre Universidades e Metrô.


[Pt-BR]
   Já era tempo e o tempo chegara fazia tempo. Curitiba, cidade modelo de hipocrisia, finalmente ganhará seu tão sonhado metrô. Entretanto, os milhões em investimento e os séculos de espera só resultarão em uma limitada linha. Esta será muito utilizada, sim, pelos moradores dos bairros mais sulistas da capital paranaense.

   Humildes trabalhadores poderão chegar em seus empregos sem terem de gastar com meia dúzia de passagens diariamente, alunos da UTFPR chegarão a tempo para as aulas sem se encharcarem em dias de chuva. Mas a bênção de uns é a inveja de outros. A elite pensante, a jovem vanguarda, a turminha da facul, os tais "estudantes" que não têm aulas no campus da UTFPR em Curitiba revoltaram-se com a regalia a ser adquirida pelos "Patrícios" (adjetivo concebido por Miguel O.S., estudante de História da UFPR) logo na época em que fora anunciada. "Por que eles têm direito e nós não? Não estudamos tanto quanto? Nem falo daqui da Reitoria, tem o pessoal lá do Politécnico, pessoal do Litoral, gente de outras universidades que também pagam impostos. Também são gente.", questiona Miguel.

Linha Azul, metrô de centro a sul

   E foi com um pouco de persistência e alguns pauzinhos mexidos que um grupo de estudantes conseguiu extrair algumas informações acerca da construção do metrô. As perguntas foram várias, mas sempre questionando o "porquê". Por que ir tão longe ao sul? Por que não o leste? Por que a UTFPR? Por que não Couto Pereira? As informações foram surpreendentes e animadoras. Portanto, repasso-lhes em segunda mão as notícias.
Prof. Dr. Saulo Bega
   Segundo o Prof. Dr. Saulo Bega, da Coordenação de Engenharia Civil da UTFPR, que participou do planejamento da obra, a ideia era, desde o princípio, ajudar a comunidade e em específico os estudantes universitários. "Se o governo não investe em educação, vamos forçá-lo a investir indiretamente", filosofa o professor. Foi então que o planejamento surgiu mascarado de um mero auxílio Portão/Água Verde/Centro. Argumentaram que ajudaria no trânsito à Arena da Baixada, deslocamento entre centros comerciais, dispersão de "vileiros", fluxo de turistas e tudo mais que a Prefeitura e o Governo quisessem ouvir. "O fato é que a gente queria uma linha que passasse pela minha casa, pela do Geraldo Ferrari, pela Churrascaria Petiscão e pelo campus", brinca Bega. "A extensão ao sul é pensando em futura ampliação. Nosso projeto cobria bem mais. (...) E estamos finalizando nossa nova proposta com o auxílio de vários alunos e professores preocupados."
   Estudaram os meios de transporte já existentes na capital e no resto do estado antes de conceberem o projeto com a certeza de sua futura eficiência e eficácia. E que projeto! A ambição é tanta que pretendem conectar os principais campi de todo o estado por linhas de metrô! Isso mesmo. "Serão campi da UTFPR, da UFPR, da PUCPR, além de laboratórios de pesquisa e instalações de tecnologia de interesse das instituições", relata Bega.

Linhas de metrô a serem construídas no Paraná

Atuais linhas de ônibus
   Pode-se notar que as linhas de metrô serão várias. Mas não se trata de meras linhas traçadas a esmo. elas foram milimetricamente planejadas, desde as formas até as cores. Emília Campos, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e Paula Vargas, de Engenharia Civil da PUCPR relatam como foram suas participações no desenvolvimento do projeto: "Então, fiquei de analisar a evolução das linhas de transporte público em Curitiba durante as duas últimas décadas e ela [Paula] ficou com as rodovias do Paraná", conta Emília  "As linhas eram muito feias".  "Agora estarão mais retas, mais esteticamente agradáveis, sabe? A gente se inspirou no Niemeyer" complementa a aluna da PUCPR.

   Fica claro que a ideia é ambiciosa e há muito trabalho a ser feito. Pareceria até impossível, não fosse a grande quantidade de bolsistas e voluntários trabalhando em conjunto em prol da sociedade. Ficamos no aguardo, torcendo para que a homologação do projeto final seja feita o quanto antes. Aí Miguel e companhia poderão sossegar as matracas.

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REFERÊNCIAS


http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/05/audiencia-publica-para-licitacao-de-metro-de-curitiba-e-nesta-terca-feria.html
http://www.reuni.ufpr.br/wp-content/uploads/2011/06/Diretrizes-Gerais-REUNI-AGOSTO.pdf
http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/multimidia/projetos/
http://estatistica.pop-pr.rnp.br/

1 admirable thoughts:

Anonymous at: 31 January 2013 at 17:29 said...

E sem falar do auxílio que o projeto dá aos professores que se vêem obrigados a diariamente fazer o percurso Ponta Grossa - Curitiba - Ponta Grossa de moto. Muito boa, prof. Bega!

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