Ensaio Sobre O Vitimismo

[Pt-BR]

Hoje vamos voltar ao assunto de política no Brasil.

Uau. Já faz praticamente 2 anos que escrevi sobre Ratinho Jr. Acredita nisso, fiel leitor?
Eu acredito pois é só ir ali e ver a data. Ir atrás. Procurar a fonte.
Não compartilhar notícia da boca de terceiros.


Quando eu era jovem, uma professora fez um experimento. Mandou um punhado de alunos (não literalmente, pois não cabiam em sua mão) esperarem do lado de fora da sala. Ela então contou a nós, do lado de dentro, uma pequena história com não mais que cinco frases. Então, um a um os alunos eram chamados para dentro da sala. O primeiro ouviu a história, a sussuros no ouvido, da boca de um dos que permaneceram do lado de dentro. Os seguintes iam ouvindo da boca do que entrara imediatamente antes. O último, então, repassou a informação de volta para a turma. O resultado foi uma história mais longa, apesar de ter detalhes faltando.

Isso é muito comum nas redes sociais. Um faz algo, fulano comenta, ciclano cita o comentário e beltrano usa a citação como oráculo.
Recentemente houve o pronunciamento de Alberto Cantalice [1] e a genial réplica de Reinaldo Azevedo [2], que trabalha para a Veja. Sim, famosa Veja que publicou matéria alegando que ebooks estimulam o analfabetismo pois as pessoas escrevem errado na internet [3]. Cantalice lista vários nomes e os acusa de serem porta-vozes da direita elitista anti-copa e bolsa família. Azevedo provavelmente não gostou nada nada de ser chamado "de direita" e rapidamente convocou sua trupe para a nova novela das 6: O vitimismo dos acusados. Gentili leu a bela matéria de Azevedo e publicou no Facebook "
O PT colocou em seu site que quer a minha cabeça"[4]. Para completar a pérola, Marcelo Madureira publica vídeo [5] inventando que Cantalice teria ido mais além, dizendo que "qualquer tipo de agressão, inclusive física,  [aos citados na lista] é bem vinda". 
Azevedo é famoso por seu quentão nas festas juninas
 e stand-up comedy com temas folclóricos.



-Mas o quê?! O que diabos???- Você me pergunta.
Eu não sei responder, pois não há lógica.

Só sei que antes que o "jornalista" Danilo Gentili (como tratado pelo também "jornalista" Marcelo Madureira) apareça fazendo videozinho maquiado pra dizer que ganhou um olho roxo ao ser atacado por petralhas na rua, vamos aos fatos:

  1. Reinaldo Azevedo não é fonte de informação. Quando for, IEEE vai transformar todos os artigos em páginas na Wikipédia.
  2. Esse é o pronunciamento a que se referem: A DESMORALIZAÇÃO DOS PITBULLS DA GRANDE MÍDIA [1]. Leia tudo.
  3. Não há referência alguma a perseguição, requisições de encéfalos, apologia a agressão, seja física ou verbal. Nada. Você leu, eu espero. Será que eles leram?
  4. Gentili convoca os "alfabetizados". A princípio, dá a entender que ele não é um. Será?
  5. Os três supracitados foram escolarizados em tempos que antecedem o governo petista. Ou seja, em época em que a população estava com a alfabetização maximizada, desemprego zero, corrupção não tinha sido inventada e, de quebra, pobres e ricos viviam em harmonia nos aeroportos. Logo, não há motivos para eles se demostrarem tão analfabetos, a não ser que estejam sendo pagos para fazer tal papel. 
  6. Dois dos três são atores, não jornalistas. Acho que está explicado.
  7. Reinaldo Azevedo é humorista e blogueiro. Ele tem um blogue de humor inteligente e atualidades, para queles que sabem o básico de interpretação de texto e lógica proposicional. O resto talvez não entenda a ironia em seus textos e acabe levando a sério.
Gentilli era petista...
até receber um depósito na poupança.
Eu sei que você, leitor desse blog, tem QI suficiente para saber que QI é um parâmetro completamente arbitrário e que não serve de medida alguma além de seu próprio universo inconcebível. O que significa que você deve ter capacidade para ler e analisar fatos, ponderando-os sem tendenciosidade.
Eu digo isso porque eu tenho pouquíssimos leitores brasileiros, podendo contar nos dedos.

Aqui vai minha teoria: ouvi dizer que vai ter eleição neste ano e que vão para segundo turno Dilma e Aécio. Ouvi dizer que a Veja é contra o PT e ouvi dizer que tem gente com vários seguidores que adora um trocadinho a mais no final do mês. Então, unindo o útil ao agradável, começaram uma nova campanha de desinformação para se fazerem de vítima e levarem os eleitores a acreditarem que um partido está à luz dos dias saindo por aí linchando atores e humoristas de quinta categoria.
"UUUUuuuuuuUuuu. Ameaça vermeeeeeelha".
Bem-vindo à década de 40. 



Post scriptum: Desde que aceitei o emprego de colunista na Rede Massa, parei com as atualizações do blogue. Fui obrigado a atualizar com este ensaio pois não posso expressar minhas visões que tangem política enquanto carrego o nome da empresa.
Àqueles que não estão a par, o cargo me foi oferecido pelo próprio Carlo Roberto Massa (Ratinho) em maio do ano passado e, acreditem ou não, a matéria sobre seu filho foi um fator favorável à minha contratação.


Referências:
[1] http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/143711/A-desmoralização-dos-pitbulls-da-grande-mídia.htm
[2] http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ajudem-a-espalhar-chefao-do-pt-pede-abertamente-a-cabeca-de-jornalistas-na-pagina-do-partido-estou-na-lista-nao-sei-o-que-farao-os-outros-estou-anunciando-aqui-que-vou-processar-o-sr-alberto-cant/
[3] http://veja.abril.com.br/191212/index.shtml
[4] https://www.facebook.com/photo.php?fbid=666686223407935&set=a.254705481272680.59148.137547819655114
[5] http://www.casseta.com.br/madureira/2014/06/17/direito-de-resposta/

2 admirable thoughts:

Anonymous at: 2 July 2014 at 15:07 said...

"Opinião defendida, argumentos boca afora. Mudaste minha vida, convenci-me agora." Safo como sempre, Jamatei.

Anonymous at: 28 October 2023 at 15:25 said...

Faz sentido que não tenhas apreço pelo QI como forma de avalias a inteligência humana, pois é aparente que o seu deve beirar ZERO. O único QI que acredito que Jamatei deva possuir é o "Quem indica", de outra forma, como poderia um blog tão xulo ter acessos? - C.D.

Post a Comment

 

Copyright © 2010 • Essays on Logic • Design by Dzignine